quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Começo, meio e fim...

No meio de tantos escândalos políticos, fim do carnaval, inflação, epidemias do Aedes aegypti, Zica, alta e baixa do dólar, desemprego, represas desabando, e tantas outras tragédias e misérias, me surgiu uma preocupação, talvez muito subjetiva para esses tempos de cólera... Conversando com uma pessoa mais velha, ela me disse: “Nesta vida, é bom aproveitar o meio, pois o começo e o fim, todos sabem, são irremediáveis, nada é para sempre”.

Um pensamento tão simples e claro me fez refletir bastante sobre a vida. Quando crianças, achávamos que nunca iríamos crescer, nos tornarmos adolescentes, adultos e, então, envelhecemos. Tudo sempre pareceu que era para sempre. Até quando arrumamos um emprego, casamos, criamos uma família, fazemos amigos, sempre acreditamos que tudo vai ser eterno, inclusive nossa própria vida!

Dizem que tanto as coisas boas quanto as ruins não duram para sempre. Está aí mais um ditado popular muito sábio. Depois dessas reflexões, me animei bastante, por incrível que pareça! Claro que os medos e inseguranças continuam!

Mas, olhando pelo outro lado da moeda, lembrei, mais do que nunca, que o mais importante é viver “o aqui e agora”, já que o ontem já foi e o amanhã ainda não chegou!

E falando em amanhã, “senta que lá vem estória...”. As eleições para prefeitos e vereadores vêm chegando! O mesmo blá blá blá de sempre, horário eleitoral, musiquinhas de campanha, candidatos dando beijinhos nas crianças e promessas e mais promessas...

Já estou me sentindo como quando acordo mais tarde e acabo pegando o fim da feira, aí, tenho que ficar garimpando e torcendo para achar um limão, uma cebola ou uma laranja que não esteja podre, passada ou muito verde... Agora, resta torcer para que na próxima vez eu acorde mais cedo e possa escolher o que eu realmente acho que é bom! Será que vou encontrar?

PS 1: Qual candidato vai ter o melhor enredo?
PS 2: No Brasil, vivemos um eterno Carnaval, cheio de palhaços, dentro e fora do salão!

Publicado em 11/02/2016, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).