quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Quem é que vai pagar por isso?

Loucura, maldade, insanidade, sociopatia? Não soube o que pensar, quando li esta manhã a manchete dos jornais: “Mineradora engavetou plano para alertar vizinho de barragem em MG”.

Um plano para monitorar 24 horas as barragens da Samarco e alertar os moradores de Mariana (MG) em situações de emergência foi encomendado pela mineradora em 2009, seis anos antes do rompimento que devastou a região e provocou um desastre ambiental que já chegou ao litoral do Espírito Santo. Mas ele acabou sendo engavetado – segundo a empresa responsável pelo documento, devido à crise econômica.

A consultoria RTI (Rescue Training International), que atua há mais de 30 anos com programas de segurança e que tem sede em Bragança Paulista (SP), revelou ter sido contratada pela Samarco em 2009 para preparar uma estratégia que serviria para todas as suas barragens.

O diretor da empresa, Randal Fonseca, disse à Folha que a estratégia apresentada à Samarco previa monitoramento permanente das estruturas por meio de telemetria (processamento e transmissão de dados a distância) e visitas diárias de funcionários.

“Quando se constrói uma barragem, se constrói uma emergência. Tenho que monitorar as comunidades próximas, saber se tem gestante, se tem cadeirante. Tenho que saber de tudo minuto a minuto”, afirmou. De acordo com Fonseca, as ações não foram cumpridas porque “alegaram que estavam com problema da crise”. “O plano foi parar na gaveta”, completou.

Questionada, a Samarco não comentou sobre por que deixou de implantar esse plano completo para casos de emergência. Disse, apenas, que teve seus planos aprovados por órgãos de fiscalização...

Como uma empresa que é constituída por seres ditos humanos pode responder à uma negligência tão grave de uma maneira tão fria e desumana? Fiquei tão pasma que a única coisa que me veio à mente foi a frase: “Quem é que vai pagar por isso?” E, imediatamente, me lembrei de uma das músicas do cantor e compositor Lobão, cujo nome é ‘Revanche’...

PS: “Eu não quero mais nenhuma chance, eu não quero mais revanche...” (Lobão e Bernardo Vilhena)

Publicado em 26/11/2015, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).