quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Aquecimento global: quem é o culpado?

A cada dia que passa, todos nós notamos que o assunto ‘aquecimento global’ não é mais apenas um tema a ser comentado nas páginas de ciência dos jornais. A cada ano, os verões ficam mais quentes e o planeta se torna um triste cenário de catástrofes climáticas cada vez mais intensas e frequentes.

Segundo o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, na sigla em inglês), órgão criado pela ONU, o aquecimento global está acontecendo mais rápido do que nunca. E os seres humanos são os responsáveis!

O aquecimento é causado pela liberação na atmosfera dos chamados gases de efeito estufa. O gás de efeito estufa mais comum é o dióxido de carbono, liberado por muitas das atividades que fazemos todos os dias, como ligar as luzes, andar de carro, utilizar sacolas plásticas, etc.

Você acredita que, com pequenas ações, poderia ajudar a resolver este problema? Existe uma teoria...

Em 1993, começou a funcionar, no Alasca (Estados Unidos), o HAARP, um projeto de estudos sobre a ionosfera terrestre. Segundo relatos oficiais, o HAARP, que significa “Programa de Investigação de Aurora Ativa de Alta Frequência”, tem como objetivo principal ampliar o conhecimento obtido até hoje sobre as propriedades físicas e elétricas da ionosfera terrestre. Com isso, seria possível melhorar o funcionamento de vários sistemas de comunicação e navegação, tanto civis quanto militares. Para realizar estes estudos, as antenas de alta frequência do HAARP enviam ondas para a ionosfera visando aquecê-la.

O relatório dizia que o HAARP seria uma nova transição na indústria bélica, que já passou pelas fases de armas brancas, armas de fogo, armas nucleares, armas biológicas e chegaria, então, ao patamar de armas geofísicas. Segundo estas teorias, seria possível controlar placas tectônicas, temperatura atmosférica e até mesmo o nível de radiação que passa pela camada de ozônio.

PS 1: Desastres naturais podem minar economias, dizimar populações e gerar instabilidade em toda a Terra.

PS 2: Você ainda acredita em salvar o mundo reutilizando sacolinhas do supermercado?

Publicado em 05/11/2015, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).