quinta-feira, 12 de junho de 2014

Quarenta e quatro anos depois...

“Noventa milhões em ação, pra frente Brasil, do meu coração...” Em minha opinião, nenhuma Copa do Mundo teve um hino tão emocionante – cantado com alegria por todos os brasileiros – quanto a de 1970.

Considerada por muitos a melhor seleção de todos os tempos, a equipe brasileira que conquistou o tri na Copa de 70 reuniu uma verdadeira constelação. Em campo, craques como Tostão, Rivellino, Gérson, Carlos Alberto Torres e Jairzinho, eram os coadjuvantes da estrela maior: Pelé. O “Rei do Futebol” encerrou com chave de ouro sua participação em Mundiais. No auge da carreira, aos 29 anos, fez 4 gols, o mais importante na final contra a Itália. Com um futebol ofensivo, belo e eficiente, o Brasil encantou o mundo e garantiu o título com autoridade.

Quarenta e quatro anos depois...

Copa 2014! Não vou questionar a eficiência do time que vai representar o Brasil nesta Copa, mas sim o estado de espírito da seleção e de todos os cidadãos brasileiros.
Quarenta e quatro anos se passaram desde a Copa de 1970. Um das frases do belo hino da época era: “Todos juntos vamos pra frente Brasil, Brasil, salve a seleção”... Aí é que eu me pergunto: “Pra onde fomos todos juntos? Fomos pra frente?”.

Sei que o futebol é um jogo, e muitos podem pensar: “O que o a Copa tem a ver com a questão social de nosso país”? Eu acho que tem, e muito! Gastos e mais gastos foram feitos em nome deste evento mundial, o qual poderia ser feito em qualquer outro país que tivesse a condição de arcar com gastos de tamanha magnitude e não aqui, onde ainda existem casas sem esgoto ou pessoas que nem casa tem!

Mas a situação está feita. Hoje, começa o grande evento e também acontece o primeiro jogo da nossa seleção. O que nos resta fazer? Criar mais confusões que não vão alterar a ordem dos fatores, torcer para que pelo menos o Brasil ganhe esta Copa ou simplesmente deixar passar este momento e ficar de olho no que podemos ou não fazer de bom depois do dia 13 de julho? Você decide!

PS: Não esqueça a pipoca...

Publicado em 12/06/2014, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).