quinta-feira, 5 de junho de 2014

“Bola do bem”: passe essa bola pra frente!

Mais uma vez, estamos em clima de Copa do Mundo! Os jogos, que acontecem de 12 de junho a 13 de julho, irão decidir quem levará a taça Jules Rimet para casa – curiosidade: o nome do troféu foi dado em homenagem ao seu idealizador, em 1928, na época, presidente da FIFA, durante a primeira Copa do Mundo de Futebol.

Depois de ouvir muitas opiniões e críticas sobre a Copa nas ruas, na tv, nos jornais, comecei a pensar na vida, no mundo... E me perguntei: “Será que o mais importante é ganhar um jogo ou aprender a viver a vida juntos, com sabedoria e parceria, onde todos podem sair ganhando, inclusive eu e você?”.

Lembrei-me, então, de um filme que eu assisti já faz algum tempo, “A Corrente do Bem”, uma estória comovente sobre como uma ideia simples, a de fazer o bem sem esperar nada em troca, pode contagiar todos a sua volta. No filme, um menino de 12 anos cria um desafio para si e para todos ao seu redor: fazer para três pessoas – sejam elas quais forem – algo muito especial, algo que elas não conseguiriam fazer por si só e, daí pra frente, essas pessoas fariam o mesmo por mais três pessoas, e assim por diante.

Não vou contar o final, senão perde a graça... Bem, depois que o filme terminou, tive mais uma vez a certeza de que o mais importante não é ganhar ou perder, mas, sim, viver e ajudar aqueles que estão sem rumo a tentar novamente. Porém, não adianta dar o “peixe” e, sim, a “vara de pescar” e, o mais importante, com muito amor, carinho e cuidado!

Que tal experimentar? Observe uma, duas, três ou mais pessoas as quais você acha que poderia realmente ajudar a viver de verdade. Passe essa “bola do bem” pra frente!

PS 1: Isso não acontece somente em filmes. Há muito tempo, alguém muito importante na história da humanidade disse: “Faça aos outros aquilo que você gostaria que lhe fizessem”. Vamos tentar não esquecer esse conselho tão simples, porém tão necessário, naquela época e, principalmente, nos dias de hoje!

PS 2: Acho que nossos governantes não viram esse filme...

Publicado em 05/06/2014, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).