quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Comece 2012 reciclando!

O começo de um novo ano é sempre uma boa época para reciclar ideias, atitudes, comportamentos e... sacolinhas de supermercado...

Nestes tempos de preocupação com o meio ambiente, cujas ações indiscriminadas do ser humano estão colocando nosso planeta em perigo, uma das atitudes que têm sido questionadas é a utilização de sacolas plásticas descartáveis nos supermercados.

Em maio de 2011, a prefeitura de São Paulo sancionou uma lei proibindo o uso de sacolinhas plásticas dos supermercados da cidade a partir de 1º de janeiro de 2012. No entanto, o Tribunal de Justiça do município decidiu suspender a lei, tanto para os supermercados como para todo o comércio varejista da cidade de São Paulo. Em outras 20 cidades, o Sindicato da Indústria de Material Plástico teve sucesso ao entrar na Justiça com a ação semelhante para impedir a proibição do uso das sacolinhas plásticas.

Mas, enquanto prefeituras, indústrias de materiais plásticos e supermercados do País brigam na justiça pela melhor forma de levar os produtos dos supermercados para casa, algumas pessoas já estão dando o exemplo por conta própria.

É caso de Manoelita Valim Rodrigues, 77 anos, que há mais de 10 anos reutiliza sacolas plásticas descartáveis de supermercado, utilizando as mesmas sempre que volta às compras. “Quanto menos poluirmos o meio ambiente, melhor para nós. Não só para nós, mas para as gerações futuras. O meio ambiente não precisa de nós, nós é que precisamos do meio ambiente”, enfatiza Manoelita.

PS 1: Reciclar ideias e posturas é tão importante quanto reciclar sacolinhas e todas as centenas de quilos de lixo que produzimos todos os dias!

PS 2: Fiquei pasma ao ver muitos supermercados vendendo sacolas recicláveis! Já que essa opção existe, porque não oferecê-las aos seus clientes gratuitamente? A velha “Lei de Gerson”... Essa tá difícil de reciclar...

Publicado em 05/01/2012, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).