quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

2012: a última fronteira?

Você acredita que o mundo irá acabar em 21/12/2012? Já fiz até uma enquete para você votar e brincar com seus amigos:

( ) Desastres naturais irão acabar com a vida na Terra por causa de sua interferência no clima
( ) Um alinhamento do sistema solar com o centro da galáxia destruirá o planeta
( ) Um asteróide irá se chocar com a Terra, extinguindo a humanidade
( ) Haverá apenas uma renovação espiritual e comportamental do ser humano
( ) A previsão Maia é apenas uma superstição e nada vai ocorrer com o planeta nesta data

Bem, seja qual for a sua opção, acredito que a principal questão é como vivemos em 2011 e como pretendemos viver em 2012. Afinal, mesmo que o mundo acabe, temos ainda um ano inteirinho pela frente!

Vasculhei meus arquivos para dar uma olhadinha no que escrevi em 2010, quando estávamos chegando em 2011 e, ironicamente, vi que, infelizmente, eu poderia escrever praticamente sobre as mesmas questões, pois poucas delas mudaram...

Vou citar um dos parágrafos que escrevi em dezembro de 2010: “Mesmo com as últimas gafes de final de ano cometidas por nossos parlamentares, que se deram um ajuste de mais de 65% em seu salário (numa votação mais rápida que o trem-bala), mesmo com as contínuas cobranças indevidas, como taxas de lixo e aumento de IPTU, superfaturamento de obras públicas (e mesmo a falta delas), falta de esgoto e água encanada, escolas, saúde, etc., ainda assim, quero acreditar que Papai Noel existe!”

Aí é que eu me pergunto: Por que nos preocuparmos tanto se em 2012 o mundo vai acabar, ao invés de nos preocuparmos mesmo com a falta de mudanças fundamentais para a sobrevivência de todo ser humano? Será que o mundo já está acabando e não sabíamos? Ou será que 2012 é mais uma chance para refletir sobre como vivemos e mudar o rumo de nossa história?

Desejo a todos os leitores da minha coluna um feliz Ano Novo! Nos vemos em 2012!

PS: “O melhor lugar do mundo é aqui e agora” - Gilberto Gil.

Publicado em 29/12/2011, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).