quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Sustentabilidade insustentável

Empresas sustentáveis, florestas sustentáveis, meio ambiente sustentável, governo sustentável... Hoje, é politicamente correto ser sustentável. Sustentabilidade tornou-se a palavra de ordem e sustentável, o adjetivo da moda.

Meio ambiente sustentável é uma questão muito propagandeada, porém duvidosa. O Brasil não consegue limpar seus rios ou fazer barragens que suportem um mínimo aumento de chuva. Casas e edifícios caem por falta de planejamento antes e durante a construção, ou por causa de políticas irresponsáveis que permitem construir em terrenos com encostas e barrancos nitidamente passíveis de deslizamentos.

Secas imensas no Sul e chuvas devastadoras no Sudeste. Os políticos jogam a culpa na “Mãe Natureza, que está desequilibrada”. No entanto, graças às mais modernas tecnologias, às quais o Brasil tem acesso, isso seria facilmente contornável. E sustentável.

Fui ao supermercado estes dias e percebi cada vez mais prateleiras especiais para produtos orgânicos. Aí, me perguntei: “Mas todos os alimentos não são orgânicos?” Não, orgânicos são aqueles que não possuem agrotóxicos, que são bem mais caros que os não-orgânicos.

Então, pensei: “Para sermos saudáveis e ‘sustentáveis’, temos que pagar mais por isso? Por que o Ministério da Agricultura não cria leis e infra-estrutura para que todos os agricultores possam plantar sem agrotóxicos?”

Reciclar sacolas também é “sustentável”. Super fashion, mas nada prático. Nenhuma logística é organizada por parte dos governantes: não temos coleta seletiva de lixo, de caixas, garrafas, nada! Apenas o slogan “Não use sacolas, respeite o meio ambiente”. Mas, se você puder pagar um pouquinho mais... vai poder comprar a sacola reciclável, à venda em todos os supermercados!

PS. Sem uma “reciclagem” do nosso sistema político, social e cultural, será impossível criar uma situação sustentável para o Brasil. Estamos apenas criando uma “síndrome” que facilmente nos convence de que tudo é verdade...

Publicado em 19/01/2012, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Um comentário:

  1. Nada mais vazio do que o discurso da sustentabilidade pois sem políticas efetivas o que se faz é um arremedo de preservação da Natureza.
    Grande abraço!!

    ResponderExcluir

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).