quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O que é que a baiana tem?

De acordo com os dados do Censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 29 de novembro, o país tem, no total, 190.732.694 habitantes, sendo 97.342.162 mulheres e 93.390.532 homens. Em dez anos, o aumento da população foi de 12,3%, em números absolutos, isso significa 20.933.524 pessoas.

E, boas novas, o censo apurou que existem 23.760 brasileiros com mais de cem anos no país. A Bahia é o estado brasileiro com maior número de centenários. São 3.525 moradores com cem anos ou mais. Em seguida, aparece São Paulo com 3.146, seguido por Minas Gerais com 2.597 centenários.

Não existe uma fórmula especial que explique a grande quantidade de idosos com mais de cem anos na Bahia. O que se detecta naquele estado é que essas pessoas tentam se afastar das preocupações e chateações procurando levar uma vida regrada, rotineira e sem maiores exageros.

Deraldo Magno Santos, 116, morador do Asilo São Lázaro, na Estrada Velha do Aeroporto, em Salvador, e Dona Canô , 103, mãe do compositor e cantor Caetano Veloso e da intérprete Maria Bethânia, residente, atualmente em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo, são dois dos melhores símbolos da longevidade baiana.

O segredo de Dona Canô parece ser a sua rotina sossegada. Quando acorda, por volta das 6h da manhã, ela toma apenas um café com leite e um suco. No almoço, come de tudo, mas sem exageros. Na hora de dormir, por volta das 21h, ela toma uma sopa, acompanhada por um cafezinho. “Tem de saber viver, ter amor no coração e ser correto. Se você viver se aborrecendo por tudo, não chega”, diz Dona Canô.

PS. Sei que é difícil não nos aborrecer com tantas coisas “estranhas” acontecendo no Brasil e no mundo, mas, talvez com esse “jeitinho baiano de ser”, a gente consiga ter mais paz em nossas vidas e em nosso planeta!

Publicado em 24/02/2011, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´ de Marília (SP), da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).