quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Doar não dói

Dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) mostram que, em 2010, 4.829 transplantes de órgãos foram realizados no país (números de janeiro a setembro).

As operações de rins representaram 72,04% do total, com 3.479 cirurgias. O recorde dos últimos 10 anos foi em 2009, quando foram realizados 4.288 transplantes de rins, mais da metade cedidos por famílias de doadores mortos.

No entanto, apesar de o total de transplantes de órgãos ter sido recorde em 2009, os números caíram cerca de 20% em 2010. Uma das possíveis explicações talvez se deva aos tradicionais mitos que a população em geral ainda tem em relação à doação de órgãos, como, por exemplo:

“Se os médicos do setor de emergência souberem que você é um doador, não vão se esforçar para salvá-lo, pois vão querer aproveitar os seus órgãos...”
“Você está muito velho para ser um doador...”
“A doação dos órgãos desfigura o corpo e altera sua aparência na urna funerária...”
“Alguém pode drogá-lo e, quando você acordar, poderá encontrar-se sem um ou ambos os rins, removidos para serem utilizados no mercado negro dos transplantes...”

São mitos como estes que ainda dificultam os transplantes de órgãos no país e retardam (e muitas vezes até impedem) a possibilidade de salvar muitas vidas.

A ABTO tem uma página em seu site que, além de desmistificar estes e outros mitos, mostra como é fácil e seguro tornar-se um doador de córneas, rins, pulmões, fígado, coração, pâncreas, intestino, e até de pele, ossos e tendões. Você pode doar órgãos inclusive em vida, como, por exemplo, um dos rins e até parte do fígado ou do pulmão.

Um único doador pode salvar muitas vidas. Se a maioria de nós vier a fazer parte deste maravilhoso grupo de doadores de órgãos, os bancos de órgãos irão crescer e a espera será menor para quem precisa.

A informação é a maior amiga da doação de órgãos. Participe!
Sistema Nacional de Transplantes: (61) 3306-8212
ABTO: (11) 3283-1753; 3262-3353
Site: www.abto.org.br

Publicado em 17/02/2011, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´ de Marília (SP), da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Um comentário:

  1. Informação de utilidade pública! É bom saber que vidas podem ser salvas, apenas divulgando este post!

    Bela iniciativa, parabéns!

    ResponderExcluir

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).