quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Diga não à violência!

Violência contra a pessoa idosa é um fenômeno universal e representa um importante problema de saúde pública, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. A agressão, não só física como também a psicológica, acomete idosos de todas as faixas econômicas, na maioria das vezes vinda de pessoas da própria família ou próximas a eles.

No último dia 26 de janeiro, tivemos um desfecho para um caso bizarro de violência contra a pessoa idosa que se estendeu por mais de 15 anos.

Em Sorocaba (99 km de SP), um casal foi preso, acusado de manter uma idosa de 64 anos presa no porão de uma casa por pelo menos oito anos. Sebastiana Aparecida Groppo, que sofre de transtornos mentais, era mantida pelo ex-marido e a atual mulher nua em um ambiente sem luz nem água e com a única janela fechada. As paredes estavam mofadas e cheias de caramujos e havia baratas mortas e fezes no chão do banheiro.

Libertada graças a uma denúncia anônima por policiais da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), Sebastiana foi levada para a casa de um dos filhos.

O ex-marido, o aposentado João Batista Groppo, 64, e a atual mulher dele, Maria Aparecida Furquim, 58, foram presos em flagrante. Os filhos alegam que o pai não deixava que eles cuidassem da mãe. Em declaração informal, ele disse que a ex-mulher era mantida no porão desde 1995, mas, formalmente, disse que ela estava no porão “só desde 2003”.

“Sempre a tranquei para a segurança dela, pois ela fugia e não sabia voltar para casa”, afirmou Groppo à Polícia Civil. Já Maria Aparecida declarou que foi Groppo que “entendeu que seria melhor colocar a Sebastiana no porão para ela não fugir”.

Essa é apenas uma das centenas, senão milhares, de histórias de abuso contra a pessoa idosa em nosso país e no mundo.

Se você conhece alguém que está passando por esse tipo de situação na família, ou entre seus amigos e vizinhos, denuncie.

PS. Sua denúncia pode ser anônima. Envie e-mail para: denuncia@portalterceiraidade.org.br

Publicado em 03/02/2011, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´ de Marília (SP), da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

2 comentários:

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).