quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

“Reality Shows”

Big Brother Brasil”, reality shows... é fantástico! No show da vida, vivemos mais do que nunca no limite entre a realidade e a fantasia.

Você chega em casa, liga a televisão, assiste um filme ou uma novela, até aí tudo bem, temos certeza de estar vendo histórias onde atores interpretam personagens. De repente, as imagens se confundem na telinha. Aparecem cenas e mais cenas de pessoas comuns na “intimidade” da casa do programa “Big Brother”, mostrando suas conversas, fofocas, namoros, etc.

Aí vem os “Reality Shows”, com competições, intrigas e tragédias dentro do programa. E lá estamos nós, sofrendo com estes “personagens”, torcendo ou não por eles e querendo saber sobre detalhes de seu dia a dia.

Li em uma matéria no jornal que existe uma “Bíblia” de produção para estes formatos de programas no mundo inteiro. Então já existe um roteiro prontinho a ser seguido por todas as emissoras dos vários países que os exibem, dizendo sobre o que os participantes vão falar, quais vão ser os tipos de pessoas que vão participar: brancos, negros, jovens, velhos, baixos, gordos, altos ou modelos perfeitos.

De repente, nós acabamos perdendo a noção da realidade de nossas vidas versus a importância de quem será o próximo a sair da casa do “Big Brother”. Acho isso muito assustador. Vivemos na era da informação. Mas será que “Vale Tudo”?

PS: Sugiro ficarmos atentos ao que é realidade e, inclusive, qual é o “Reality Show”do Brasil e de nossa cidade, e quem é o nosso “Big Brother”...

Publicado em 28/01/2010, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´ de Marília (SP), da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).