quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Nada como não fazer nada...

Terminaram os compromissos com as festas de fim de ano, os telefonemas de congratulações, as idas ao correio ou a internet para enviar cartões e presentes. Enfim, sós. Pode parecer estranho, mas é bem possível que você esteja se perguntando: “O que é que eu faço agora?”

Mais estranho ainda pode parecer a minha sugestão: não faça nada. Ou melhor, faça tudo o que você quiser. Durante o ano inteiro, estamos preocupados com os nossos deveres e obrigações com a escola, o trabalho, cursos de inglês, informática, filhos, casa, enfim, dá pra encher a agenda e ainda vão ficar faltando páginas em branco.

Se você tem a sorte de estar de férias e com o tempo inteirinho só prá curtir e relaxar, aproveite pra pensar: “O que é que eu realmente quero fazer hoje?” Experimente fazer as coisas com prazer, não importa o que, desde tirar uma soneca, ler um gibi, ouvir aquele CD que você nunca consegue, fazer um curso de gastronomia, assistir filmes o dia inteiro, nadar no rio, fazer uma boa caminhada, ou até mesmo não fazer nada!

Vale tudo! O mais importante é lembrar de curtir todos os momentos de nossa vida, sem culpas e sem medos.

Com certeza, dá pra viver assim o ano inteiro, afinal não é só nas férias que “a vida é bela”. Faça tudo, todo o tempo, com prazer.

PS1: Se não conseguir achar prazer no que faz, pense melhor no que está fazendo ou deixando de fazer.
PS2: Se quiser ler um livro sobre o assunto, aí vai uma dica: ´O Ócio Criativo´, de Domenico De Masi (Ed. Sextante).

Publicado em 07/01/2010, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´ de Marília (SP), da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).