quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Sonhos de consumo...

Telefones celulares cada vez mais sofisticados, TVs com imagem HD, 3D, 4K, carros que estacionam sozinhos, aparelhos para diagnósticos médicos computadorizados... Não há dúvidas: vivemos numa sociedade moderna!

Mas, como nada é perfeito, tenho alguns detalhes que acho bom lembrar: qual o custo disso tudo? A TV a cabo dá para pagar? Ou vamos de Netflix? A gasolina está mais cara do que nunca, exames médicos estão até parcelando no cartão de crédito...

Deduzo, então, que comunicação, acesso à informação, locomoção, coisas assim do dia a dia, tão básicas e naturais, se tornaram “supérfluas”. As pessoas estão começando a “cortar” esses serviços para poder pagar o “arroz-feijão” de todo dia.

Mais um contrassenso em nosso querido Brasil. Anúncios, comerciais de produtos, planos de saúde, tudo a vontade. Mas como é possível pagar tudo isso? Aqui temos os impostos e as tarifas governamentais e privadas mais caras do mundo. Então, quem vem primeiro: o ovo ou a galinha?

Claro que não vou falar do básico mesmo, que é a alimentação, saúde, moradia, etc., pois estes itens já viraram supérfluos há muito tempo. Voltamos às origens do bom e velho Brasil: o grande “sonho de consumo” de todo nós vai acabar sendo o vale-refeição, vale-transporte, cesta básica... Isto se você estiver empregado – e com que salário, só Deus sabe... E vale a pena ver de novo tudo isso?

Andam dizendo por aí que o Brasil está saindo da crise. Qual delas? Entra ano, sai ano, e lá vamos nós, a corrida não para. Os governantes não param de usufruir ilegalmente do poder adquirido!

Posso parecer um pouco pessimista nesta época de comemorações e festas! Mas é sempre bom lembrar que a vida vale mais que um vale...

PS 1: “É insano pensar que podemos obter resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas” (Albert Einstein)

PS 2: Será que Papai Noel vai passar lá em casa neste Natal? Tentei ligar pra ele várias vezes, mas só dá caixa postal...

Publicado em 14/12/2017, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).