quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Trumps tupiniquins...

O Brasil sempre foi elogiado e reconhecido por ser um país que recebe, sem discriminação, imigrantes do mundo inteiro. Andamos pelas ruas e facilmente encontramos italianos, japoneses, árabes e portugueses. Sentimos que estamos na famosa “Torre de Babel”.

Porém, a teoria na prática é outra! Quantas vezes você já ouviu ou falou frases do tipo: “Puxa o ´japa´, meu vizinho, é um chato”, ou “Aquele ´branquela´ é um arrogante”. Sem contar outras piadinhas sacanas como: “Quando é que o negro vai à escola?...”, ou “O português atendeu o celular e perguntou: ´Como sabias que eu estava em um motel?´...”

No início é tudo brincadeirinha, depois vira um hábito, uma atitude constante e, num piscar de olhos, você se torna um discriminado ou um discriminador.

Agora, mais do que nunca, a descriminação se tornou coisa de primeiro mundo! O presidente recém-eleito dos EUA, Donald Trump, tem usado do discurso do nacionalismo e da segurança nacional para incitar todo e qualquer tipo de discriminação com os imigrantes em seu país, legais ou ilegais, e até mesmo com seus cidadãos.

Começou a “caça as bruxas”. Alguém se lembra do tempo da inquisição? Se você não fosse adepto da religião predominante em Portugal ou na Espanha ia pra fogueira como herege e bruxa! Nos EUA, os maus elementos são os mexicanos, negros, muçulmanos – todos são culpados até que se prove o contrário.

A história do nosso planeta é feita de guerras e os argumentos para justificá-las sempre foram os mesmos: “O meu povo é melhor que o seu”, ou “A minha religião é a única verdadeira”, “Precisamos preservar a economia nacional”...

E cadê a globalização? A união Europeia está por um fio. Colocam a culpa nos imigrantes. Porém, todo e qualquer país é feito de imigrantes. Será que a culpa não está nos governantes, que usam todo o dinheiro ganho com impostos e o PIB apenas em seu próprio benefício?

PS 1: Cuidado! Os Trumps Tupiniquins logo, logo vão surgir!

PS 2: Viva a pizza, o quibe, o sushi, o acarajé, o beirute, etc., etc., etc...

Publicado em 02/02/2017, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).