quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Voltamos à “normalidade”...

Ouvi essa frase de muitos amigos: “Agora que o ano começou, o país vai voltar à ‘normalidade’” – ou seja, bancos vão funcionar normalmente, o funcionalismo público, Fóruns, lojas, shoppings, etc., etc...

Por um momento, concordei. Mas, após uma pequena reflexão, me perguntei: “O que é normalidade”? Será que pegar filas em postos de saúde, falta de transporte coletivo, salários baixos, desemprego e outras “cositas” mais são a nossa normalidade? Ou, talvez, pudéssemos dizer: “voltamos à nossa ‘anormalidade’”?

Bem, também não quero ser uma estraga-prazeres. Agora que ainda muitas crianças e adultos estão de férias, curtindo um solzinho escaldante, chupando um picolé, tomando uma caipirinha, assistindo a todos os jogos de futebol e filmes até tarde da noite. Curtindo o ‘não fazer nada’!

Mas logo em seguida, voltando à “normalidade”, vêm as contas, a lembrança do que nos propusemos a fazer no começo do ano, aulas, trabalho – se estiver empregado –, inflação, alta do aluguel ou mensalidade da casa própria, manter ou não o plano de saúde, medo da falta de atendimento na rede pública de saúde, escola pública ou paga, material escolar, roupas...

UFA! Assim nem eu aguento! Só mais um item: o aumento do salário mínimo... foi mínimo!

Será que toda essa política social e econômica é normal em um país no qual se paga um dos maiores impostos do mundo sobre tudo que usamos, trabalhamos e consumimos?

Para a maioria dos estrangeiros, a palavra coronelismo e o conceito da mesma são muito difíceis de entender – até mesmo para nós brasileiros, onde a figura do “Coronel” faz parte apenas das estórias do Cangaço. Nem percebemos que essa cultura mandatária, desigual e nada democrática, faz parte de nossa “normalidade”.

PS 1: Ah, esqueci, não voltamos à “normalidade” ainda. Daqui a pouco, vem o Carnaval, as Globelezas já estão chegando à nossa telinha...

PS 2: Legal. Dá pra ficar mais um pouquinho com “Alice no País das Maravilhas”...

PS 3: Será que ainda dá pra tomar um cafezinho no final do mês?

Publicado em 19/01/2017, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).