quinta-feira, 16 de junho de 2016

Pergunte ao oráculo...

Recentemente, têm acontecido tantos fatos estranhos no Brasil para os quais não consigo achar respostas plausíveis, o que me levou a lembrar de uma coluna muito interessante em uma revista que tenho lido para arejar um pouco a cabeça...

Curiosamente, o nome da coluna é: “Pergunte ao Oráculo”. E não é que as pessoas perguntam mesmo? Desde o porquê das borboletas voarem, até quando foi inventado o hambúrguer, quantas estrelas orbitam em nossa galáxia, etc.

Bem, resolvi fazer algumas perguntas ao oráculo também! Caro Oráculo: quais são alguns dos maiores escândalos de corrupção do país e quem são seus principais personagens?

Oráculo responde:

- José Sarney, 86 anos. Ex-presidente, atual senador e presidente da Casa pela quarta vez (PMDB-AP). Escândalo: A CPI apontou o ex-presidente como figura crucial para o esquema, liberando dinheiro de fundos controlados pela Presidência a municípios, sem quaisquer critérios que não os políticos. Quando a verba acabava, Sarney tinha de utilizar a chamada 'reserva de contingência' e, para isso, contava com a ajuda de seu ministro do Planejamento, Aníbal Teixeira. Em 2011, foi eleito pela quarta vez presidente do Senado, posto que deixou em 2013. Renan Calheiros acabou por assumir a vaga.

- Renan Calheiros, 60 anos. Senador (PMDB-AL), ministro da Justiça no governo FHC. No centro do escândalo, José Sarney tentou dividir a responsabilidade pelos atos secretos mostrando que seus antecessores no cargo de presidente do Senado também se valeram do expediente. Entre eles, Renan Calheiros apareceu como o recordista de atos secretos: 260 de 663 atos tabelados, incluindo a criação de cargos e nomeações em favor de aliados. Foi reeleito senador em 2010, três anos depois, alçado por seus pares à presidência da Casa.

Caro Oráculo: Por que andam dizendo por aí que, agora, os políticos corruptos foram para a cadeia?
Oráculo: Leia mais sobre a história do Brasil e você terá a resposta! Ou apenas continue dormindo...

Publicado em 16/06/2016, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Um comentário:

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).