quinta-feira, 9 de junho de 2016

Diga não à violência contra o idoso!

A cada hora, cinco denúncias de violência contra idosos são registradas no Brasil – uma média de 125 queixas por dia, segundo relatório divulgado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH). Em um ano, o órgão recebe mais de 50.000 denúncias desse tipo em todo o país.

15 de junho

Com o objetivo de despertar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, o INPEA (Organização Internacional para Prevenção de Abusos contra Idosos), em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas) e a OMS (Organização Mundial da Saúde), criou, em 2006, o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado, anualmente, no dia 15 de junho. Em 2014, o presidente americano Barack Obama assinou uma proclamação presidencial oficializando a data em seu país

O INPEA, com sede em Washington (EUA), reúne centenas de associações de vários países – entre elas, o Portal Terceira Idade, representante oficial da instituição no Brasil –, que defendem os direitos do idoso e lutam contra o abuso, não só físico como também psicológico, que as pessoas nesta faixa etária sofrem.

Evento mundial

Este ano, celebra-se, pela 11ª vez, o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa (World Elder Abuse Awareness Day, na sigla em inglês), na próxima quarta-feira, dia 15 de junho.

Centenas de organizações internacionais em defesa dos direitos do idoso estarão transmitindo, ao vivo, suas iniciativas para esta data pela internet. O Portal Terceira Idade estará realizando um debate online, através do Facebook, com a presença de médicos, advogados e outros profissionais da área. O evento, aberto à participação dos internautas, será transmitido ao vivo dos estúdios de TV da Unimar, à partir das 13h30, e poderá ser visto no endereço: www.facebook.com/portalterceiraidade.

PS 1. Se você conhece alguém que está passando por esse tipo de situação na família, ou entre seus amigos e vizinhos, denuncie!

PS 2. Descaso contra a pessoa idosa também é violência. Pense nisso!

Publicado em 09/06/2016, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).