quinta-feira, 12 de maio de 2016

Eles vêm e vão. E nós?...

Era promessa de futuro. Rapidamente está virando passado. Empurrados pela crise econômica, imigrantes haitianos que vieram ao país tentar reconstruir suas vidas após o terremoto de 2010 estão deixando o Brasil. Saem pelas mesmas portas pelas quais entraram em cidades como São Paulo e Curitiba: as rodoviárias, onde chegaram aos milhares, após ingressarem no país pelo Acre. Desde o início da década, cerca de 45 mil vieram ao Brasil.

Agora, perseguem uma nova promessa de futuro – do outro lado da cordilheira dos Andes, no Chile, onde o salário mínimo supera o brasileiro em cerca de US$ 100.

“Não dá mais para pagar aluguel, água e luz e mandar dinheiro para minha família no Haiti. Aqui já não é mais como era quando cheguei”, diz o haitiano Jean Antonie Camille, 42, que nesta semana saiu de Cambé (PR) para tentar a sorte no Chile.

De janeiro ao final de abril deste ano, a Polícia Federal registrou 3.234 saídas de haitianos do território nacional. Mais que o dobro dos 1.372 do mesmo período de 2015.

E nós, brasileiros, ficamos como? Milhares de cidadãos vivendo abaixo do nível da pobreza, sem ter o que comer, onde dormir, sem salário algum e sem perspectiva alguma de vida. E, só lembrando, isso não é uma realidade que aconteceu agora ou em 2010... Milhares de cidadãos brasileiros vivem assim desde o descobrimento do nosso país!

Como explicar que, em algum momento, foi possível receber refugiados haitianos se nós mesmos somos eternos refugiados em nosso próprio país? Isto porque não temos terremotos, tsunamis, tufões, mas sofremos de um mal eterno: a corrupção sem limites de nossos governantes desde a época de Dom Pedro.

Bem, constatado de um modo simples, porém objetivo, o nosso grande problema, fazemos o quê? Corremos pra onde? Esperamos o circo continuar exibindo suas atrações nas TVs e nos jornais dia após dia, até que, em algum momento, os super-heróis venham nos salvar?

PS 1: Infelizmente, não existem super-heróis...
PS 2: Existem apenas seres humanos, que podem pensar e decidir se querem fechar este circo de horrores ou não...

Publicado em 12/05/2016, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).