quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Qual é a sua “Face”?

Achar amigos ou até nossa cara-metade pela internet é o passatempo preferido de muitos nos dia de hoje! A pergunta mais comum, quando alguém nos encontra, é: qual é seu 'Face'?

E seu eu não tiver um perfil no Facebook? Mas continuo tendo a “minha face”... ('face' de rosto, em português). Protegidos pelo nosso “avatar”, acabamos omitindo nosso verdadeiro eu e criando enormes fantasias!

Acreditamos que a internet é um mundo seguro. Mas será que é mesmo? Podemos ser quem quisermos, porém, as outras milhares de pessoas que estão navegando, também!

Num mundo que parece ter se esquecido do indivíduo, mais do que nunca é importante um retorno ao nosso imaginário, o encontro e o bate-papo online acabam sendo uma “viagem”. Porém, é bom lembrarmos que, além do mundo virtual, existe um mundo real, às vezes assustador, outras vezes encantador.

Claro que, vivendo em grandes cidades – e mesmo aqui em Marília –, temos a tendência de nos fecharmos em pequenos grupos ou até de ficarmos sozinhos – talvez por medo, timidez ou insegurança.

Você já brincou de bolhas de sabão? Elas são tão lindas e frágeis. Sua existência é de apenas alguns milésimos de segundo, porém a satisfação em vê-las e soprá-las é imensa. Talvez a nossa vida seja assim também: frágil e invisível, medida na sua essência, pela nossa satisfação e deleite, e não por o que somos obrigados a ser ou parecer que somos...

Os  encontros no mundo virtual são uma opção – e até podem ser uma diversão, mas buscar os outros e a nós mesmos, deixando nosso avatar no armário, ainda é uma aventura que eu tenho certeza que vale a pena. “Navegar é preciso, viver também é preciso”.

PS 1: Os filmes imitam a vida e não o contrário!

PS 2: Vou sair, tomar um cafezinho, mostrar minha “face” e bater um bom papo com pessoas no mundo real...

Publicado em 15/01/2015, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).