quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Lá em cima, o buraco é mais embaixo...

Feliz Ano Novo aos leitores – mesmo que um pouco atrasada... Mais um ano cheio de esperanças, anseios e fé de que vamos viver em um país melhor!

Porém, contudo, todavia... não posso deixar de relatar uma situação muito triste e indignante que ocorreu ainda em 2014: a fúria que emergiu nas redes sociais contra o povo nordestino, por ter votado em massa em Dilma Rousseff. Afinal, não foram só eles que votaram nela, e mesmo se tivessem sido, o voto é um direito livre e absoluto de cada cidadão!

Se pensarmos bem, o maior crime vem por parte do próprio governo reeleito – que já está no poder há mais de doze anos – e não irrigou sequer um pedacinho do Nordeste. É vergonhoso este e tantos outros governos anteriores condenarem crianças e adultos  nordestinos à uma situação sub-humana e sem perspectiva alguma!

Será que entre as novas ideias deste dito “novo governo” está o respeito aos direitos humanos da infância nordestina? Direitos que envolvem educação, saúde, saneamento básico e o fim da tuberculose, que mata mais que o ebola no mundo subdesenvolvido.

Lá em cima no Brasil, o buraco é mais embaixo: praticamente, 40% das crianças maranhenses entre 8 e 9 anos não sabem ler nem escrever. Segundo o IBGE, o Maranhão tem o segundo maior índice de mortalidade infantil do Brasil, inferior apenas ao de Alagoas. De cada 1.000 nascidos no Maranhão, 29 não sobrevivem ao primeiro ano de vida. Em Alagoas, o IDH é igual ao do Gabão!

Existe um 'muro da vergonha' que separa Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Nordeste e Norte. Esse muro não vai ser derrubado enquanto nós brasileiros seguirmos o mesmo rumo de nossos governantes, criando mazelas que ocultam o verdadeiro problema: corrupção generalizada e falta de respeito para com o ser humano, independente de cor, raça, credo ou região, seja no Brasil ou no resto do mundo!

PS 1: Preconceito e discriminação são as maiores armas que os governantes de nosso planeta usam e abusam para continuar no poder.
PS 2: Amanhã você pode ser a próxima vitima...

Publicado em 08/01/2015, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).