quinta-feira, 15 de maio de 2014

Afogada em números...

Eu sempre tive o costume de olhar a previsão do tempo para saber se vai chover, esquentar ou esfriar. Gosto de sair preparada para as quatro estações em um só dia!

De uns tempos pra cá, tenho visto a importância que as mídias têm dado às estatísticas: o valor das ações, a alta dos juros, o que se gastou com a Copa, o que não se fez com o dinheiro gasto... Como se todos nós fôssemos experts no assunto e vorazes aplicadores do mercado financeiro.

Somos bombardeados com informações sem conteúdo palpável e que não nos sugerem nenhuma ação para que possamos colocar em prática uma atitude que vá realmente fazer a diferença no nosso dia a dia.

A estatística mais recente que ouvi foi a de que o Brasil está em quarto lugar no ranking dos países com mais diferenças sociais na América Latina.

Por outro lado, recebemos informações dos governantes falando do crescimento do Brasil, aumento de nosso PIB, aumento do poder aquisitivo da classe C, aquecimento das exportações, e mais gastos e gastos com a Copa...

Tem gente por aí dizendo que estamos melhor que vários países tidos como desenvolvidos. No entanto, grande parte de nossa população está abaixo da linha da pobreza, não consegue fazer nem uma refeição ao dia, não sabe ler nem escrever, mora em condições sub-humanas, etc, etc...

Realmente, somos muito bons em catalogar, pesquisar e oferecer números... Já quanto a resultados, nada! Afinal de contas, por que tantos discursos contraditórios? É só sair nas ruas e ver a nossa verdadeira realidade.

E assim vão passando os dias, as noites, e nós vamos ficando sempre muito bem informados sobre a previsão do tempo!

PS 1: Vamos sediar a Copa, custe o que custar...
PS 2: E depois da Copa? Será que vai chover?

Publicado em 15/05/2014, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Um comentário:

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).