quinta-feira, 6 de março de 2014

Parabéns a todas as mulheres do mundo!

É com muito orgulho que, mais uma vez, todas as mulheres do mundo comemoram, no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. Esta data foi oficializada em 1910, quando uma conferência internacional na Dinamarca decidiu homenagear um grupo de mulheres que, 53 anos antes – em 1857, foram brutalmente assassinadas.

Em 8 de março daquele ano, as funcionárias de uma fábrica de Nova Iorque decidiram fazer uma grande greve reivindicando melhores condições de trabalho, diminuição da jornada – que na época era de 16 horas –  e salários iguais ao dos homens, o que infelizmente ainda não mudou muito nos dias de hoje! A manifestação foi reprimida com brutal violência. As funcionárias foram trancadas dentro da fábrica, que, em seguida, foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.

Desde a criação do Dia Internacional da Mulher, muita coisa mudou: as mulheres começaram a ter espaço, mesmo que a duras penas, na política, no trabalho e na educação. O direito de votar e de serem eleitas para cargos nos poderes executivo e legislativo só foi aceito no Brasil em 1932.

Nas décadas de 60 e 70, surgiram os movimentos feministas, foi criada a pílula, acabaram com o “soutien de bojo”, mulheres começaram a ocupar cargos políticos e também diretorias e gerências em empresas privadas.

Hoje, encontramos na história do mundo mulheres reconhecidas pelas suas lutas, pesquisas e artes, tais como: Indira Ghandi, Madre Teresa, Virginia Woolf, Ella Fitzgerald, Chiquinha Gonzaga, entre muitas outras.

Mas também nem tudo virou um mar de rosas... As mulheres ainda continuam sendo discriminadas no mercado de trabalho, as mulatas do Globeleza são sinônimo de carnaval e, infelizmente, várias são violentadas e espancadas em seus próprios lares!

Não deixe que a mídia ou você mesma se banalize! Vamos dar um basta à “Mulher Pêra”, “Mulher Melancia”, “Tiazinha”, etc.

PS: Loiras, morenas, ruivas, altas, baixas, gordas, magras... Uni-vos!

Publicado em 06/03/2014, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).