quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Oh, dúvida cruel...

Lembrei-me que esse ano temos eleições! Independente da Copa pra cá, Copa pra lá, Carnaval..., nos bastidores da política e, principalmente no interior do País, os partidos e candidatos já estão se agitando.

Está mais do que óbvio que não existe mais um partido “de esquerda” ou “de direita”. Agora, a moda é o candidato do meio ambiente, dos transportes, do ‘Bolsa Família’, etc, etc...

Sei que parece muito simplista esta classificação e não acho que deveria ser por aí a questão. Mas a política, como tudo que se globalizou, ficou moderna, imediatista e “fashion”. Todos querem um resultado rápido, custe o que custar.

Aí, me pergunto: “E como fica o Brasil daqui a dez, vinte ou trinta anos?”. Hoje, mais do que nunca, sofremos na pele o problema dos transportes. Cadê um planejamento para as ferrovias, metrôs, hidrovias, mais ônibus – e por que não elétricos, que seriam tão úteis e baratos para todos nós, além de diminuir o trânsito e a poluição?

E a questão do meio ambiente? Alguém realmente anda preservando a Amazônia, diminuindo seu extrativismo avassalador e fora de controle, seja por parte dos brasileiros ou dos estrangeiros, que vêm buscar nossa madeira, nosso látex, nossas ervas e plantas medicinais e as levam para fora, registrando suas patentes sem o menor escrúpulo?

Ah, e o ‘Bolsa Família’? Todos querem, todos precisam. Sem dúvida, é um auxílio importante do governo. Mas que tal pensarmos em irrigar o Nordeste? Seria tão fácil e eficaz. Acabaríamos com a seca, criando condições para milhares de pessoas trabalharem e ficarem na área rural, o que tornaria o ‘Bolsa Família’ literalmente um auxílio e não mais o único meio de subsistência de milhões de brasileiros.

PS. Puxa me deu uma fome... Será que eu vou ao Drive-thru do McDonalds, ou vejo se tem alguma bolsa Prada ou Louis Vuitton em promoção?

Publicado em 27/02/2014, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

2 comentários:

  1. Olá,Tony! Há pouco fiz uma reflexão dessa ordem num blog que sigo. Temo pelo futuro, as gerações que nos sucederão estão sendo formadas por essa visão imediatista que referes.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).