quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Viagem a Marte, só de ida...

“É um pequeno passo para um homem, um grande salto para a Humanidade!” A frase, dita pelo astronauta americano Neil Armstrong (1930-2012), comandante da Apollo 11, ao se tornar o primeiro homem a pisar na Lua, entrou para a história em 20 de julho de 1969.

Nos 44 anos seguintes, a exploração do espaço tem sido feita apenas por astronautas profissionais, com exceção de alguns poucos milionários, que pagaram, cada um, 20 milhões de dólares para visitar a Estação Espacial Internacional.

Mas ir ao espaço está para se tornar possível também para nós, simples cidadãos sem nenhuma experiência em pilotagem ou conhecimentos científicos específicos – e, o melhor, pagando apenas R$ 30. O destino é Marte, nosso planeta vizinho mais próximo.

Mas será que você iria se soubesse que a viagem é só de ida? 202.586 pessoas iriam...

De início, quando li a respeito, achei que era brincadeira, mais um desses milhares de emails que recebemos todos os dias. Mas, depois, vi que a coisa era séria.

O número acima representa a quantidade de candidatos que, nos últimos cinco meses, se inscreveram para o Projeto Mars One, liderado pelo engenheiro holandês Bas Landscorp. A empresa busca 24 voluntários de diferentes nacionalidades para enviar ao planeta vermelho em missão só de ida. O lançamento está previsto para 2023.

O Brasil teve 10.289 inscritos no projeto. O país é o quarto entre aqueles com maior número de candidatos. Ao todo, 140 nações têm pessoas inscritas no projeto.

São muitos os obstáculos para uma missão de colonização do planeta vermelho. Além de não poder retornar à Terra, os participantes terão que encontrar água, produzir oxigênio e cultivar seus próprios alimentos, além de sofrer exposição recorde à radiação solar.

Talvez a motivação destas pessoas seja ter a oportunidade de “recomeçar o planeta do zero”...

PS 1: Por que não cuidar direito da “nossa casa”, ao invés de procurar uma nova?
PS 2: Bem que nossos políticos poderiam estar na lista de candidatos do primeiro voo do projeto...

Publicado em 28/11/2013, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).