quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Momento nostalgia...

Quem não se lembra (pelo menos aqueles com mais de 40 anos), dos Carnavais de rua nas grandes avenidas de São Paulo e Rio de Janeiro dos anos 70?

“Brincar na avenida” significava apenas ficar andando e dançando pela Av. São João, em São Paulo, o dia todo até o entardecer, soltando confete e serpentina, com uma máscara de pirata no rosto, ao som das doces marchinhas de carnaval daquela época, em completa confraternização com todos os que também ali estavam brincando.

Ninguém fazia mal a ninguém (não havia o medo que temos hoje de ladrões e trombadinhas). O “maior perigo” eram os “engraçadinhos” que usavam lança-perfume (até que fossem proibidos, pois muitos usavam líquidos tóxicos em vez de água).

Quando chegava a noite, meu pai me puxava para a calçada (naquela época eu tinha 5 ou 6 anos) para dar lugar aos rapazes da prefeitura que começavam a isolar a avenida com cordões. Era chegada a hora de as Escolas de Samba descerem a avenida em direção ao Vale do Anhangabaú.

Todos ficavam bem comportados, admirando o desfile (na época, gratuito e aberto ao público), com os fantásticos carros alegóricos e as maravilhosas fantasias. Que diferença entre o carnaval do século 21 e o dos anos 60, 70...

O carnaval dos nossos filhos, hoje, se resume a acompanhar os desfiles pela TV, pagar caro para vê-los ao vivo nos sambódromos, ir a bailes carnavalescos em clubes fechados, ou “fugir do carnaval” e ir à praia mais próxima.

Mesmo assim, desejo um feliz carnaval a todos e torço para que esta manifestação tão importante de nossa cultura não seja apenas um período de férias ou um “show pra inglês ver”. Mas, sim, que volte a ser um momento no qual resgatamos a história regional e nacional dos costumes dos povos que já estavam aqui quando os colonizadores chegaram ao Brasil e dos que foram trazidos aqui, à revelia, na época da escravidão.

PS: Salve a Bahia, Recife, Olinda, Maranhão, etc, etc, etc...

Publicado em 07/02/2013, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).