quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Pecados Capitais...

Definição de pecado capital: os pecados capitais são atitudes humanas contrárias às leis divinas. A Igreja Católica definiu como sete o número de pecados nesta categoria, no final do século VI, durante o papado de Gregório Magno, sendo eles: luxúria, gula, avareza, ira, orgulho, vaidade e preguiça.

Desde o último final de semana, a imprensa tem falado constantemente sobre a tragédia que aconteceu na casa noturna da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O incêndio matou mais de 230 jovens, outros 100 sobreviveram, porém mais de 80 estão com queimaduras graves, problemas respiratórios, sem falar no trauma dos mesmos, além de seus parentes amigos e familiares.

Já se passaram vários dias e continua a pergunta: de quem é a culpa? Pelos fatos apurados tudo indica que os culpados por este ato criminoso são os próprios donos da casa noturna, que não possuía nenhuma condição física e legal para seu funcionamento. Mas só eles são culpados?

Não quero ser repetitiva e nem criar mais comoção em cima deste fato tão doloroso e inaceitável. Acredito que o momento pede, além de muito carinho e apoio às famílias e amigos dos que faleceram e dos que sobreviveram a esta tragédia, a busca do por que um local como este estava funcionando legalmente e como impedir que outros locais em situação completamente irregular deixem de funcionar!

Infelizmente, no Brasil, sempre corremos o risco que tudo acabe em pizza... E até quando vamos engolir tantas pizzas de mau gosto?

Insisto em martelar na questão da prevenção e na busca dos direitos que todos temos de saber e pesquisar sobre o que está acontecendo no nosso país. Afinal, o Brasil é sempre campeão quando se trata dos quesitos: falta de cumprimentos das leis, falta de ordem e falta de progresso...

Afinal, esta casa noturna de Santa Maria estava funcionando a céu aberto, à vista de todos. Como é que nenhum órgão público sabia de todas as suas irregularidades?

PS 1: Você acredita em Pecados Capitais?
PS 2: Será que são só sete?

Publicado em 31/01/2013, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).