quinta-feira, 22 de março de 2012

Estamos seguros?


Até pouco tempo atrás, ainda nos anos 1990, quando se falava em segurança, logo pensávamos em como proteger nossa casa e nossos bens pessoais, ou como evitar fazer amizades com pessoas desconhecidas, que poderiam nos fazer algum mal.

Passados quase 20 anos, com o advento da internet, a palavra segurança adquiriu outro perfil. Hoje, temos que nos preocupar com as informações que publicamos nas redes sociais e com os “amigos” – que nem sempre são o que dizem ser – que pedem permissão para fazer parte das nossas redes.

Nossa correspondência – que antes chegava em envelopes na nossa caixinha de correio – agora chega através de e-mails. Antigamente, jogávamos fora as propagandas indesejadas. Hoje, elas se acumulam aos milhares na nossa caixa de 'Spam'. Vírus “escondidos” em e-mails ou sites mal-intencionados podem atrapalhar ou apagar completamente os dados do seu computador.

Quando queríamos pesquisar alguma informação, buscávamos uma fonte segura, como a velha enciclopédia ou uma biblioteca. Na internet, qualquer pessoa pode publicar o que quiser, e uma busca no Google pode resultar em bilhões de páginas sobre determinado assunto, porém, nem sempre, fidedignas.

Com o objetivo de conscientizar os internautas para o uso seguro e responsável da rede, foi criada, em 2003, na Europa, a campanha mundial “Safer Internet Day”, ou Dia da Internet Segura. Neste ano a data foi comemorada no dia 7 de fevereiro, abrangendo mais de 70 países. No Brasil, a campanha foi organizada pela SaferNet Brasil, em parceria com o Ministério Público e com o Comitê Gestor da Internet.

Mais do que comemorar, o importante é denunciar e se precaver! Se você foi vítima de algum crime virtual ou sabe de alguém que já foi, denuncie! Acesse o site http://www.denunciar.org.br

PS: O mundo real e o virtual são muito semelhantes. Previna-se!

Publicado em 22/03/2012, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).