quinta-feira, 27 de julho de 2017

Parabéns a todos os vovôs e vovós do Brasil!

Quem não ama de paixão seu avô e sua avó? E, assim como temos o Dia dos Namorados, o Dia das Mães, o Dia dos Pais, entre muitas outras datas, não poderíamos deixar de homenagear, também, o Dia dos Avós, comemorado ontem, dia 26 de julho.

A data foi escolhida para a celebração do Dia dos Avós por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Conta a história que Ana e seu marido Joaquim viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que Deus lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina, a quem batizaram de Maria.

Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. São Joaquim e Santa Ana são considerados os padroeiros dos avós.

Ser vovó... Essa é, provavelmente, uma das fases mais doces da vida, na qual a vovó – e o vovô, também –, estão curtindo com muito amor e carinho seus filhos e os filhos dos seus filhos. A passagem do tempo lhes dá a oportunidade de poder passar a eles a experiência que eles tiveram ao longo de suas vidas: histórias, lembranças e conselhos que possam orientá-los a fazer o que eles mais gostaram na vida – e, talvez, evitar os erros que não querem que eles repitam.

Aproveito esta data para homenagear todos os vovôs e vovós e, também, você, leitor(a) desta coluna, que, mesmo não sendo avô ou avó, com certeza tem muito amor pelos filhos e netos de seus parentes e amigos.

PS 1: Como recomendação de leitura, o livro “Avós” (escrito por Heras; Editora Callis, 2003), nos mostra que gostar de nós mesmos, em qualquer etapa do ciclo da vida, é o primeiro passo para um envelhecimento bem sucedido.

PS 2: Tomara que nós, quando nos tornarmos avós, não tenhamos que passar por essa situação tão angustiante – e vergonhosa – de reforma da Previdência. Não há avô ou avó que aguente...

Publicado em 27/07/2017, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).