O livro ‘Uma Breve História de Quase Tudo’, de Bill Bryson, é um delicioso guia de viagens pela ciência. Achei a obra muito interessante e separei algumas perguntas e respostas para esta coluna.
Há quanto tempo existe o universo?
“Há bastante tempo, os cosmologistas vêm discutindo se a criação foi há 10 bilhões de anos, duas vezes essa cifra ou um valor intermediário. Parece estar se formando um consenso em 13,7 bilhões de anos. Será que é definitivo?”
Quantas espécies vivem em nosso planeta?
“Não temos a menor ideia do número de seres que vivem em nosso planeta. As estimativas oscilam de 3 milhões a 200 milhões. Quantos seres vivos ainda serão descobertos?”
Geneticamente, qual a semelhança entre homens e macacos?
“O ser humano moderno é 98,4% geneticamente indistinguível do chimpanzé moderno. Há mais diferenças entre uma zebra e um cavalo que entre você e as criaturas peludas que seus ancestrais remotos deixaram para trás. Evoluímos ou não?”
Com certeza, todos nós já nos fizemos algumas destas perguntas, além do famoso questionamento: “Quem sou? De onde vim? Para onde vou?”
Uma pergunta que estou me fazendo desde ontem, quando finalmente aconteceu mais um impeachment, o de Eduardo Cunha – uau, já estamos batendo o recorde neste quesito – a qual acredito que você e outros milhares de brasileiros devem estar se fazendo também é: “E agora, como fica o Brasil? Vai ou não vai? O que vai mudar? Será que, finalmente, vamos nos tornar um pais cidadão? Uma ‘Pátria Educadora’, um ‘País Sem Miséria’?”
Pensei em mandar estas perguntas para o autor do livro, mas não tenho certeza se ele vai conseguir as respostas... Afinal ‘Uma Breve História de Quase Tudo’ consegue responder perguntas lógicas! A história do Brasil é tão ilógica, cheia de meandros e supostas falsas premissas, que se torna praticamente impossível entender ou imaginar o que vai acontecer daqui pra frente...
PS 1: “Só sei que nada sei” (Sócrates)
PS 2: “Muito barulho por nada” (Shakespeare)
Publicado em 15/09/2016, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).
quinta-feira, 15 de setembro de 2016
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).