Pensando nisso, a Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) traz alguns esclarecimentos sobre esse assunto que interessa a todos nós.
Quando eu devo suspeitar que eu estou – ou que meu familiar está – com DA?
Bom, é fato que as falhas de memória recente são um importante indício da doença, mas existem outras atitudes que também podem ser relacionados com o início da demência. Por exemplo: mudança de comportamento e de humor, agressividade e perda de noção de localização espacial ou temporal. Ou seja, a pessoa confunde os dias da semana, os períodos do dia, não lembrando se tomou o remédio da manhã, ou mesmo não consegue se localizar estando num caminho conhecido. Estas pequenas mudanças, no início, são notadas apenas pela própria pessoa, por isto, a importância de nós mesmos prestarmos atenção a esses sinais.
Porém, logo a situação começa a ficar perceptível para os outros, principalmente para o marido ou a esposa e, muitas vezes, a família faz piada com alguns comportamentos da pessoa sem perceber o que de fato está acontecendo e isto lhe causa muita angústia.
Infelizmente, ainda não temos a cura para esta doença tão cruel e devastadora do cérebro humano. Mas podemos tentar prevenir, identificar e aprender a lidar da melhor maneira possível com a situação.
PS 1: Se você quiser saber mais sobre esta questão, acesse: www.portalterceiraidade.org.br
PS 2: Saiba mais sobre a ABG em: www.facebook.com/ABGerontologiabrasil
