quinta-feira, 21 de julho de 2016

“Todo mundo é igual, mas não percebem isso...”

Algumas crianças, com 10 ou 12 anos de idade, aproximadamente, sentadas em frente à uma mulher negra, são convidadas a ler para ela algumas frases: “Eu não gosto de gente da sua cor... Seu cabelo é horrível, parece uma esponja...” Elas se recusam e, ao serem questionadas por quê, elas retrucam: “Porque não acho certo. Eu não gosto de falar isso pras pessoas, porque eu me sinto mal...”.

A cena faz parte do vídeo “Ninguém nasce racista. Continue Criança” criado para a campanha ‘Criança Esperança 2016’ da TV Globo. Quem assistiu ao programa se emocionou com o experimento realizado para debater a questão do racismo no Brasil (e no mundo). O vídeo, muito comentado nas redes sociais, colocou diversas crianças para ler para uma mulher negra comentários racistas publicados que pessoas reais falaram para outras pessoas na internet.

Perguntadas sobre quem elas achavam que teria escrito tais frases, muitas responderam: “Uma pessoa que é muito racista, que acha que é melhor que todo mundo...”. “Preconceito é você não respeitar a pessoa do jeito que a pessoa é. Todo mundo é igual, mas não percebem isso...”, completou outra criança.

Quando assisti ao vídeo várias vezes, me emocionei a ponto de chorar e ao mesmo tempo ficar inconformada! Meu pensamento era um só... Por que o preconceito existe? Por que as pessoas são capazes de matar, escravizar, bater em outro ser humano porque a pele é de outra cor, ou por causa de uma opção sexual diferente? Como podemos admitir, ainda em pleno século 21, que existam guerras – o que já é um absurdo e, ainda pior, em nome de uma religião, um profeta ou um governante?

Para uma criança, a aversão ao preconceito e ao racismo parece tão simples, tão lógica, simplesmente porque ninguém nasce racista. Se depender das crianças mostradas neste vídeo, o mundo de amanhã será um lugar melhor para se viver...
E nós adultos, será que podemos começar a ser humanos ainda hoje?

PS1: Assista ao vídeo em: https://youtu.be/qmYucZKoxQA

PS2: Vale a pena ver de novo! Vale a pena olhar, ouvir e fazer diferente!

Publicado em 21/07/2016, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).