Desde o “achamento” do Brasil até hoje, poucas coisa mudaram. Quando da chegada dos portugueses à nossa terra, eles se encantaram com nossos índios(as), o pau-brasil, o ouro, a terra fértil e a facilidade de adquirir tudo e todos que aqui estavam através da violência e do aculturamento.
Passado algum tempo, os índios se rebelaram. Trouxeram, então, os negros como mão de obra escrava, utilizando os meios mais bizarros para que eles trabalhassem.
Passado mais um tempo, precisaram de uma mão de obra mais qualificada para o plantio do café. Então trouxeram imigrantes italianos e japoneses cativados pelas promessas nada verdadeiras de ganharem terras e dinheiro. Depois, vieram os europeus e americanos – tão ávidos quanto os portugueses –, levando nossa borracha, madeira, minérios e grande parte da Amazônia.
Brasil, ano 2016: Até pouco tempo atrás, estávamos inseridos na política da globalização e, mais, víamos e ouvíamos todo tempo slogans como esse: “País rico é país sem pobreza”, “Brasil, pátria educadora”... E agora? O que aconteceu? Tudo virou “pedalada” fiscal, corrupção, lava jato, impeachment, desemprego, inflação, etc., etc., etc...
Será que é tão fácil para nossos governantes venderem uma imagem falsa de bem-estar e depois virar tudo de ponta cabeça? Assisti, como a maioria de todos nós, brasileiros, à votação dos deputados para o impeachment de nossa “presidenta”. Tudo muito “patriótico”, todos que votaram a favor fizeram discursos lindos e se colocaram como salvadores da pátria! Os que votaram contra se colocaram como vítimas de um grande “golpe”...
E nós, pobres mortais, ficamos como? Continuamos com mais de 70% da população sem acesso a esgotos e água encanada, a Dengue, a Chicungunha e o H1N1 têm matado milhares de pessoas por falta de prevenção de nosso governo e, agora mais ainda, por falta de atendimento à população infectada! Temos mais de 80% da população vivendo abaixo do nível da miséria! Quem é que vai pagar por isso?
PS 1: O feriado de hoje, 21 de abril, lembra o assassinato de Tiradentes.
PS 2: E o descobrimento do Brasil, no dia 22 de abril, não é considerado feriado nacional...
PS 3: “Quem é que vai pagar por isso?” – Lobão.
Publicado em 21/04/2016, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).
quinta-feira, 21 de abril de 2016
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).