quinta-feira, 16 de abril de 2015

Quem é Vanuíre?

O Brasil, terra de índios colonizada pelos portugueses e tantos outros povos, possui centenas de histórias de conflitos e guerras pela posse das terras nas quais os índios aqui já habitavam.

Uma destas histórias está no interior de São Paulo, no município de Tupã, onde fica o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, nome dado em homenagem à índia que foi a figura pacificadora entre índios e brancos na época da colonização local.

Com a construção da estrada de ferro Bauru - Mato Grosso, em 1912, os brancos avançaram nas terras que os índios já habitavam. Assim começou mais uma história de guerra e mortes. “Vanuíre pertencia à tribo Kaingang. Ela teve que tentar a pacificação, pois estavam exterminando uma nação guerreira”, afirma Tamimi David Rayes Borsatto, 71, gerente geral do museu.

De tanto entoar canções de paz – ela costumava subir em um tronco de jequitibá, onde permanecia o dia todo cantando – a índia pacificadora conseguiu salvar parte de sua tribo. Vanuíre faleceu logo depois, em 1918. Após o fato consumado, em 1929, é fundado o município de Tupã, nome de origem Tupi-Guarani, cujo significado é Deus.

O museu, fundado em 1966, reúne uma das mais importantes coleções etnográficas do país, com cerca de 38 mil peças que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras, dos caiapós aos ianomâmis – incluindo os kaingangs e krenacs, povo que ainda hoje habita a região de Tupã –, com exposições que incluem textos explicativos e recursos multimídia.

PS 1: O Dia do Índio é celebrado em 19 de abril, para ficar na história a primeira participação de líderes indígenas em um congresso, em 1940. Nesse mesmo evento, foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, para zelar pelos direitos dos índios nas Américas.

PS 2: Será que os índios e mais alguém sabe desta data? E quem está zelando por eles?

PS 3: Parabéns pelo trabalho de Tamimi Borsatto e a equipe do museu em homenagem à Índia Vanuíre.

Publicado em 16/04/2015, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).