quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Vale tudo? Pergunte ao Górgias...

Alguém se lembra da belíssima novela ‘Vale Tudo’? Na trama, exibida na TV em 1988, a maravilhosa atriz Beatriz Segall, interpretou o personagem da vilã Odete Roitman, e o grande ator Reginaldo Faria, o papel de Marco Aurélio, também um vilão, ambos com muito poder e dinheiro. Pois bem, o momento que estamos vivendo em nossa terrinha está me lembrando muito o enredo desta novela.

Será Dilma a nossa Odete Roitman? E o Marcos Valério será o Marco Aurélio? Quem será o vilão? Quem será a próxima vítima no noticiário de amanhã?

Toda semana, aparece na mídia um novo escândalo, uma denúncia, uns jogando pedras contra os outros, além de difamações, esquemas de quadrilha, caixa dois, lóbis no planalto...

Agora temos também os “rolezinhos”, “rolezões”, manifestações 24 horas, estudantes que apanham nas ruas, a homofobia correndo solta novamente e matando muita gente, grupos anti-Copa, grupos a favor da Copa – estes ficam quietinhos!

Só para ativar um pouco nossa memória: quando o Brasil foi escolhido para sediar a Copa 2014, toda nossa população aplaudiu de pé! Por quê? Será que, na época, nenhum brasileiro sabia que nosso país não deveria – e nem poderia – gastar nosso dinheiro com este mega evento?

Se olharmos para tudo isso como uma mera história de ficção ou terror, fica muito interessante, uma trama bem caótica. Mas, por acaso, tudo isso é real!

Estamos, praticamente, a um mês do Carnaval e a poucos meses da Copa e, loguinho, loguinho, vêm as eleições! Que maravilha, vai ser o ano do “Caqui Louco” (os chineses afirmam que é o ano do Cavalo...).

Li esses dias sobre um filósofo chamado Górgias, nascido no ano de 483 a.C. Foi considerado um gênio da retórica em sua época, ele acreditava plenamente na persuasão da linguagem! Pela retórica, Górgias provou que a inteligência também poderia ser usada para mentir, seduzir e impressionar!

PS 1: Salve seu Górgias...
PS 2: Nada se cria... Tudo se copia...

Publicado em 30/01/2014, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).