quinta-feira, 14 de março de 2013

Com que bolsa eu vou?

Telefones celulares cada vez mais sofisticados, TVs com imagem HD, internet sem fio, carros enormes que estacionam sozinhos, aparelhos para diagnósticos médicos computadorizados... Não há dúvidas, vivemos numa sociedade moderna!

Só um pequeno detalhe: qual o preço disso tudo? Dá para falar em um celular sem se preocupar com o valor absurdo de cada minuto? E a TV a Cabo, dá para pagar? A gasolina está mais cara do que nunca, exames médicos estão até parcelando no cartão de crédito!

Mas como assim? O Brasil está, agora, acima da linha da pobreza! Já estão levando água, luz e esgotos para todos os cantos do País. Ah, e o ‘Bolsa Família’? Todos querem, todos precisam. Claro que é um auxílio importante do governo. Mas que tal lembrarmo-nos de irrigar o Nordeste? Seria tão simples e, com certeza, se criariam milhares de empregos na área rural e agrícola, tornando, assim, o ‘Bolsa Família’ – que oferece menos do que um salário mínimo – apenas um pequeno auxílio, e não mais o único meio de subsistência para milhares de brasileiros.

Anúncios, comerciais de produtos, tudo a vontade. Aqui, temos os impostos e os juros mais caros do mundo, porém o valor de nossos salários fica cada vez menor, justificado, legalmente, por alguma matemática surrealista, que consegue abaixar a inflação todos os meses...

E assim caminha a humanidade... Para não dizer que sou pessimista, vou falar um pouquinho da Copa 2014! Vai ser uma beleza: milhões de reais gastos com o dinheiro de nossos impostos na construção e reforma de estádios ainda inacabados e já fora do prazo devido a inúmeras razões que só “eles” conseguem justificar e que só nós não sabemos entender.

Política imediatista, fashion, rápida e eficaz! Um sonho de consumo.

PS 1: Será que eu peço uma bolsa Prada ou uma Louis Vuitton?
PS 2: Vou dar um pulinho no “camelódromo” mais próximo e ver qual está mais em conta...

Publicado em 14/03/2013, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).