quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O “milagre” dos livros!

Recentemente, foi comemorado o Dia Nacional do Livro. Hoje, casualmente, vi em um jornal duas matérias sobre o tema, as quais, infelizmente, me lembraram que vivemos em uma “Aquarela de Brasis”.

A primeira matéria comentava sobre a importância da leitura, a necessidade de conscientizar os pais a participarem deste processo junto com seus filhos, o cuidado que a família deve ter ao escolher uma escola privada que tenha uma biblioteca atraente e professores preocupados com a leitura.

Logo fiquei intrigada. Por que o autor da matéria frisou “uma escola privada”? E as escolas públicas? Já estão tão bem resolvidas quanto a esta questão? Será que eu não estou sabendo? E os livros? Estão tão fáceis de comprar?

Bem, deixando um pouco de lado estes pequenos grandes detalhes, é bom lembrar que a média de leitura por pessoa no Brasil é de um livro por ano!

Continuei folheando o jornal e, para minha surpresa, vi uma notícia incrível: “Catadora cria biblioteca com obras encontradas no lixo”. A catadora de recicláveis, Cleuza de Oliveira, 47 anos, semi- analfabeta, moradora de uma cidade a 455 km de São Paulo, conseguiu realizar seu sonho: criou uma biblioteca dentro da Associação de Catadores, que fica localizada no centro de triagem do lixo.

“Meu sonho era montar uma biblioteca para que todos pudessem ler. De tanto ver livros jogados no lixo, de autores como Machado de Assis, José Saramago, entre outros, comecei a juntá-los. Hoje, temos um acervo com mais de 300 títulos”, comenta Cleuza, na matéria.

Em qual Brasil vivemos? No das escolas privadas, que costumam ter uma biblioteca e, na maioria das vezes, subutilizada? No Brasil dos comerciais lindos que mostram um país quase perfeito? Ou no Brasil que depende de milagres e pessoas iluminadas como Cleuza, a catadora de lixo, para colocar em prática o que já deveria existir há muito tempo?

PS 1: Cleuza de Oliveira garante que todos os livros da biblioteca são emprestados gratuitamente.
PS 2: Ela recebe um salário de 500 reais por mês!

Publicado em 08/11/2012, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Um comentário:

  1. Vou - quando possuo revistas ou livros usados! até o hospital conceição 100%SUS levar para distribuir aos pacientes que demandam na "ambulancioterapia" de cidades do interior para atendimentos médicos ambulatoriais, internamento, cirurgias tanto para adultos como para crianças no Anexo Hospital da Criança. No momento não tenho, mas gostaria de receber até brinquedinhos simples e pequenos para distribuir às crianças. Faço este trabalho de "formiguinha" como Voluntário sem vínculo com quaisquer entidades ou ONGs de títulos religiosos, partidários ou doutro perfil que não seja minha vontade de colaborar com aqueles seres que esperam até 12 horas por um atendimento, após percorrerem em veículos das Secretarias de Saúde ou municipais até 8 horas pelas estradas, para após sua meta aqui na cidade, percorrer de volta caminho até seu município sede e retronar ao seu lar. Não desejo me subordinar à nenhuma entidade, só me faz falta o material para entregar aos que, muitas vezes desprevenidos, não possuem sequer dinheiro para o lanche ou almoço, ou local para se defenderem de intempéries ou tomar um água fresca no forte do verão ou um café ou chocolate quente no inverno! Que Deus permita que todos se lembrem que o Natal é a comemoração do aniversário de Cristo e não a loucura que assisto de mães e avós, gastando todo seu dinheirinho para presentear seus amigos e familiares, esquecendo de "presentear" com o essencial neste Natalício: o Amor que Deus encarregou seu Filho de pregar, acima de tudo e por tudo! Amém!

    ResponderExcluir

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).