quinta-feira, 21 de junho de 2012

Rio + 20 ou – 20?

Estamos chegando praticamente na reta final da Rio+ 20, um dos maiores eventos do mundo no que tange à sustentabilidade, meio ambiente e diminuição da pobreza.

O evento está sendo divulgado e acompanhado por todo o planeta, minuto a minuto. Turistas e brasileiros de todos os cantos de nosso País estão presentes, nações indígenas e estudantes fazendo seus protestos...

Presidentes de todos os países estão chegando para verificar o documento final, ou seja, quais as propostas que foram tiradas depois de horas e horas de debates.

Bem, não sou nenhuma especialista em meio ambiente ou ecologia, mas, acompanhando o evento pelos jornais e pela TV, me senti no direito de questionar e colocar aqui minhas humildes reflexões sobre a questão.

Sustentabilidade é hoje a palavra da moda, tudo é sustentável, desde sacolas de supermercado até celulares, sabão em pó, etc... Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?

Com meu pequeno conhecimento, cheguei a algumas conclusões: o Brasil possui uma imensa bacia hidrográfica, além de uma vasta extensão territorial, podendo, assim, gerar energia eólica, limpa e com baixo custo, o que nos permitiria, de imediato, parar de investir nas “três irmãs”, Angra 1, 2 e 3, que geram energia suja, cara e perigosa.

Temos uma imensidão de rios e lagos que, se utilizados de maneira adequada para a irrigação de todo o Norte e Nordeste, criaria o paraíso nestas regiões, além de uma economia rica para o plantio de várias frutas, legumes e outras qualidades de semente, tais como a Mamona, que pode ser utilizada como óleo para combustíveis e até para a manufatura de sabonetes.

Não posso esquecer da nossa bela Amazônia, repleta de árvores, plantas, peixes e toda uma fauna e flora que podem manter a nós e o resto do planeta.

Temos tudo para ser a nação que hoje poderia estar com a miséria zero, a poluição zero e mundialmente reconhecidos como um país sustentável! Mas, infelizmente, a cada dez anos regredimos 20 ou mais...

PS. Será que o planeta verá a Rio+30?

Publicado em 21/06/2012, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Um comentário:

  1. Veremos Rio + 30, Rio +40 e tantas outras, veremos, divulgaremos documentos, governantes se farão presentes mas as ações que deveriam se seguir aos debates difícilmente serão implantadas, pelo menos aquelas que mexem com o capital.Quem sabe um dia!!

    ResponderExcluir

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).