quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Quanto mais idade, melhor!

“Procura-se jovem de 18 a 30 anos para executar a função de...” Esse tipo de anúncio de vaga de emprego já está mudando aos poucos!

Empresas brasileiras – e de vários outros países – começam a mudar seu jeito de pensar com relação ao perfil ideal para ocupar suas vagas de trabalho.

Elas estão percebendo que pessoas com mais idade, além do fato de estarem ávidas por conseguir emprego, também são, muitas vezes, mais aptas e competentes que candidatos mais jovens para desempenhar as qualificações do perfil que estão procurando. E isso se aplica a funções que vão de motorista e empacotador, até engenheiros, médicos ou cargos de gerência e diretoria.

Um bom exemplo de cidadania e responsabilidade social para com a 3ª idade está em Piracicaba, no interior de São Paulo. Desde o começo deste ano, uma rede de supermercados iniciou um projeto voltado à contratação de pessoas nesta faixa etária.

De acordo com Wilian Kazuo Arai, diretor administrativo de uma das lojas da rede, além da experiência acumulada, profissionais com mais idade costumam apresentar menor possibilidade de trocar de emprego. “A demanda por profissionais é crescente e temos tido dificuldade de contratar pessoas de 18 a 30 anos”, explica Arai.

“Vem sendo muito positivo mesclar as equipes com diferentes idades. As pessoas mais velhas têm um grau de comprometimento e satisfação bastante elevado, além de serem muito atenciosas”, afirma gerente Reinaldo Carlos Lucas.

A empresa oferece cargos que não exigem grande esforço físico, como, por exemplo, repositor de mercadorias, operador de caixa, empacotador, balconista, além de funções administrativas.

O Portal Terceira Idade lançou, em janeiro de 2010, a Campanha “Empregue um Idoso”. Mais de uma centena de empresas em todo o País já disponibilizaram vagas de emprego para a 3ª idade através do Mural de Empregos do Portal.

Publicado em 04/08/2011, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´ de Marília (SP), da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).