quinta-feira, 14 de abril de 2011

Páscoa: momento de reflexão...

Para a Igreja católica, é um momento de reflexão que nos possibilita avaliar se entendemos o que significou o sofrimento de Jesus Cristo. Para o comércio, é o momento de vender ovos, muitos ovos...

A entrada triunfante de Jesus em Jerusalém despertou nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança e medo de perder o poder. Começava, aí, a trama para condenar Jesus à morte.

Estimulada por esses sacerdotes, a mesma multidão que o aclamou passou a exigir de Pôncio Pilatos, governador romano da província, que condenasse Jesus à morte. Jesus, então, é crucificado. A festividade da Páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo que, segundo a Bíblia, teria ocorrido três dias depois da sua crucificação.

É nesse contexto que entram os ovos. “Do túmulo sai a nova vida. O ovo sempre foi visto como símbolo da vida. De dentro, brota como vida nova. Por isso, se identifica Jesus com o ovo da Páscoa”, explica o padre Reginaldo Manzotti, responsável pela comunicação social da Cúria Metropolitana de Curitiba. “Mas é um exagero o ovo de Páscoa de chocolate. Ninguém mais se lembra ou sabe da simbologia do ovo e de Cristo”, cutuca o padre.

Segundo a tradição cristã, o ovo — no caso da galinha — era pintado e oferecido aos amigos e vizinhos para celebrar a vida. Foi no século 19, dois séculos depois do chocolate ser levado para a Europa, trazido pelos conquistadores que “fizeram a América”, que os ovos começaram a ser confeccionados com chocolate.

O domingo de Páscoa marca a passagem da morte para a vida, das trevas para a luz. Vamos lembrar e tentar praticar o que cristo já falava a 2 mil anos atrás? Caridade, fraternidade e amor ao próximo! Feliz Páscoa a todos!

PS: Faço, agora , um minuto de silencio pelas crianças que foram mortas no massacre do Realengo, pelas vítimas do Tsunami no Japão e das enchentes no Brasil e no mundo, pelos que passam, frio, fome, dor, etc, etc...

Publicado em 14/04/2011, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´ de Marília (SP), da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).