quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O tempo não pára...

Que tempo o tempo tem? Pergunta meio estranha, mas você já pensou que os minutos, segundos e horas nunca param de passar, e que nós sempre achamos que o tempo está correndo demais. Estamos sempre atrasados ou em cima da hora para chegar ao trabalho, levar as crianças para a escola, ir ao cinema, dar banho no cachorro... Bem, acho que nem dá tempo de escrever tudo o que eu gostaria!

Mas, se pensarmos bem, o tempo é relativo! Quando estamos de férias ou, às vezes entediados, aí é que o tempo não passa, o dia fica longo, ficamos impacientes, sonolentos, esperando as horas passarem.

Eu ainda não entendo bem o tempo... Já que estamos pertinho de mudar o calendário para 2011, aproveito para pensar em quanto tempo eu tenho deixado livre para mim mesma, para as coisas que eu gosto de fazer, ou mesmo para não fazer nada!

Será que só por que o calendário vai mudar o tempo também vai aumentar? Tudo vai ser diferente? Ou o tempo é apenas um sequência de milésimos de segundos que nunca param, mas que também se repetem dia após dia, girando nos ponteiros de nossos relógios incansavelmente? As folinhas do calendário que viramos todos os dias também são feitas de números, as mesmas datas virarão no próximo ano, carnaval, páscoa, finados, etc, etc...

Talvez quem passe não seja o tempo, mas nós mesmos! Daqui a pouquinho, mais um ano vai passar e outros vão chegar. Eu já estou planejando um monte de coisas e, ironicamente, imagino que não vai dar tempo de fazê-las. Que loucura! Pensando bem, vou me dar um tempo! Vou aproveitar este finalzinho de 2010 e o comecinho de 2011 para pensar e refletir em como eu tenho usado minhas horas, meus dias, e tentar começar ou recomeçar o ano que vem, dando mais tempo a quem precisa e a todos que eu amo, e me preocupar menos com os segundos do dia a dia.

PS: Aproveito para agradecer aos leitores do Bom Dia e da minha coluna todo o tempo que usaram durante o ano de 2010 para nos prestigiar, e desejar um belo 2011, cheio de tempo e alegrias!

Publicado em 30/12/2010, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´ de Marília (SP), da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).