quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Política ‘fashion’!

E vem aí o 2º turno. Inesperado, para mim, e acredito que para a maioria dos brasileiros. Teremos, mais uma vez, a chance de escolher o candidato que realmente queremos!

Isso é muito bom, porém, ouvindo comentários de vários amigos e mesmo de pessoas nas ruas, nas padarias e cafés, percebi um certo rótulo já colocado em cada candidato, como se ele fosse um produto de consumo: uma marca de jeans, perfume ou uma bolsa!

Tudo bem, está mais do que óbvio, que não existe mais um candidato ou partido de “esquerda” ou de “direita”. Agora a moda é o candidato do meio ambiente, o dos transportes e o da ‘Bolsa Família’...

Sei que parece muito simplista esta classificação e não acho que deveria ser por aí a questão. Mas a política, como tudo se globalizou, ficou moderna, imediatista, individualista. Todos querem um resultado rápido e eficaz.

Aí, me pergunto: “E como fica o Brasil daqui a dez, vinte ou trinta anos?” Hoje, mais do que nunca, sofremos na pele o problema dos transportes. Cadê um planejamento para as ferrovias, ou mesmo as hidrovias, que seriam tão úteis e baratas para todos nós, além de diminuir o trânsito e a poluição?

E a questão do meio ambiente? Alguém falou em preservar a Amazônia, pulmão do mundo e diminuir seu extrativismo avassalador e fora de controle, seja por parte dos brasileiros ou dos estrangeiros, que vem buscar nossa madeira, nosso látex, nossa ervas e plantas milagrosas e levam para fora, registrando suas patentes, sem o menor escrúpulo?

Ah, e o ‘Bolsa Família’? Todos querem, todos precisam. Claro que é um auxílio importante do governo. Mas que tal pensarmos e lembrarmo-nos de irrigar o nordeste? Seria tão simples e, com certeza, se criariam milhares de empregos na área rural e agrícola, tornando, assim, o ‘Bolsa Família’ literalmente um auxílio e não mais o único meio de subsistência de milhões de brasileiros.

Política imediatista, fashion, rápida e eficaz! Um sonho de consumo.

PS: Qual será o candidato que vamos desejar “ter como nossa grife preferida”?

Publicado em 07/10/2010, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´ de Marília (SP), da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).