quinta-feira, 3 de junho de 2010

TFP...

Há muito tempo foi criado um movimento chamado TFP (Tradição, Família e Propriedade). Anos atrás, essas pessoas saiam no centro de São Paulo, carregando bandeiras, vestidas de roupas cinza, todos com caras e gestos iguais. Sempre me assustava ao vê-los.

Bem, eles pregavam, e pregam até hoje, de uma maneira extrema e radical, o conceito de que só devemos olhar para a nossa família, seguir as tradições mais arraigadas possíveis, cheias de preconceito e ignorância e nunca dividirmos o que é nosso com ninguém!

Claro que as pessoas mais esclarecidas, a mídia e a sociedade democrática condenam este movimento e os trata como “loucos e extremistas”.

Partindo deste pressuposto, acho muito estranho que a maioria das pessoas tidas como “normais” e conscientes do fato de que vivemos em uma sociedade e, naturalmente, isso significa conviver com o seu próximo, continuem tendo posturas egoístas e mesquinhas no dia a dia. Desde o simples fato de não ajudar um vizinho, um parente ou mesmo um amigo em algum momento difícil, quanto mais um estranho.

Aí, reclamamos do governo que não é justo, das leis “ilegais”, do abuso do poder. Faltam remédios nos postos públicos, albergues para os desabrigados, as escolas públicas não ensinam como deveriam, o tráfico de drogas corre solto, as favelas se multiplicam, etc, etc, etc...

Fica então uma pergunta no ar: “Quem é o ovo e quem é a galinha?”

PS: Gandhi já dizia: “Cada povo tem o governo que merece”.

Publicado em 03/06/2010, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´ de Marília (SP), da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).