quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Colunista do Portal agora mostra seu ponto de vista, às quintas-feiras, no Jornal Bom Dia

A partir desta quinta-feira, dia 12 de novembro, estarei colaborando com artigos sobre a 3ª idade na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal Bom Dia de Marília, da Rede Bom Dia.

O convite partiu do editor-chefe, Lucas Catanho, e da jornalista Erica Rueda que fez uma ampla reportagem sobre o Portal Terceira Idade, publicada no jornal no último dia 11, com o título “Idoso ganha portal e espaço na internet” (clique na figura acima para ver a matéria completa).

O tema de estréia da coluna é “A nova geração da internet”. A coluna ´Formador de Opinião´ (na página 4 do jornal) contará com a minha participação, toda semana, na edição de 5ª feira.

A nova geração da internet
Publicado no Jornal Bom Dia (Marília, SP), 5a.feira, 11/11/2009
Tony Bernstein
tony@portalterceiraidade.org.br


Pesquisa recente do Ibope NetRatings mostra que os usuários de internet com 65 anos ou mais já somam 350 mil. Esta faixa etária representa 1,6% dos 22,7 milhões de internautas no Brasil.

Quando o idoso entende e começa a perceber que a internet é um grande espaço para interagir, buscar informações e se expressar na sua comunidade e no mundo, além de poder criar comunidades de interesses afins, ele se torna um internauta assíduo e participativo.

Aqui em Marília, tive a oportunidade de ver o interesse da “moçada” da terceira idade em utilizar a internet. O Portal Terceira Idade, criado há mais de 4 anos para ser um espaço específico para este público na web, realizou uma breve oficina de três dias, “Viaje na Internet”, no mês de setembro na Biblioteca Municipal, e, curiosamente, participaram mais de 100 idosos ávidos por aprender a utilizar esta ferramenta. E agora querem mais cursos e encontros!

Acredito que já está na hora do Brasil acordar para este público que não cresce somente no uso da internet, mas também em termos de população.

Será que a nossa sociedade está preparada para isso? Devido a questões culturais, sempre tivemos e ainda temos a ideia de que a pessoa mais velha vai ficar em casa assitindo televisão ou preparando um bolinho de fubá. Envelhecer é natural, e também deveria ser natural respeitarmos e darmos o devido espaço e as condições sócias, políticas e culturais para estas pessoas que somos nós amanhã.

Aguardo seus comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).